Em nossas igrejas recebemos pessoas oriundas de diversas culturas, e essas culturas interagem em nossas salas de aulas. Como lidar com as diferenças culturais na sala de aula e trazer unidos os nossos alunos.
Os Fundamentos da Pedagogia Cristã têm como propósito formar discípulos de Jesus. Dessa forma, a Bíblia é o livro-texto que apresenta os conceitos, as doutrinas e os valores que permearão a vida do discípulo. A pessoa de Jesus é o exemplo vivo de tudo o quanto a Bíblia ensina, detentor do maior método pedagógico por excelência: ensinar as pessoas na vida delas por meio de histórias. Assim, quem aprende de Jesus e sua Palavra torna-se seu discípulo.
O que é um método? Como escolher os métodos para a classe de adultos? Qual a importância de se ter uma metodologia própria para adultos em nossos dias? São essas questões que serão apresentadas e discutidas neste seminário, bem como apresentar a importância de se utilizar novas metodologias na classe de adultos.
A síndrome de Bounout é conhecida como uma síndrome do esgotamento profissional, um distúrbio que pode afetar os adultos. Nesse sentido, e à luz da Palavra de Deus, até que ponto a síndrome de Bournut pode afetar os adultos no contexto da Escola Dominical?
A Escola Dominical é a agência cristã que reúne, talvez, o maior número de voluntários cristãos no serviço da Educação Cristã. Pensando nisso, é importante essa instituição prover um programa de capacitação com o propósito de formar e aperfeiçoar cada voluntário que desempenha uma função na Escola Dominical.
Fé e Razão podem caminhar juntas? O que a Bíblia diz a respeito? Como pode a Fé e a Razão caminharem juntas entre os jovens pentecostais no contexto da Escola Dominical? Essas perguntas são muito relevantes aos jovens pentecostais frequentam as universidades.
O papel do professor da Escola Dominical é ensinar a Palavra de Deus. Entretanto, este não é o seu único papel. O seu chamado ao ensino consiste também de influenciar seus alunos por meio da mentoria, aconselhamento e, sempre que possível, mediação de conflitos.
O trabalho da Escola Dominical tem como uma de suas finalidades integrar a família ao ensino da Bíblia. Logo, é preciso destacar a relevância do ensinamento bíblico, bem como da formação do caráter cristão para o relacionamento entre pais e filhos.
A teologia, como uma sistematização das doutrinas bíblicas, pode ser ensinada de uma maneira que as crianças desde cedo aprendam e possam vivenciar.
Uma escola inovadora é aquela que, além de olhar para a capacidade de memorização ou raciocínio lógico do aluno, também se preocupa com outras capacidades, como habilidades sociais, comportamentais e emocionais, proporcionando um desenvolvimento completo para os estudantes.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de uma alteração no neurodesenvolvimento humano, caracterizado pela dificuldade na comunicação e interação social, bem como por comportamentos repetitivos ou de interesses restritos. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.
A Síndrome de Down e a hiperatividade vem ganhando espaço nos estudos voltados para a educação, e esses estudos podem facilitar o ensino da Palavra de Deus para os portadores dessas síndromes.
Como imitadores de Cristo, aprendemos muito com o seu modelo de discipulado. Além do testemunho, o que mais cabe ao discipulador fazer para mudar valores e comportamentos do discípulo? Qual o papel do discipulador na mudança de valores e comportamento do novo convertido? Como o Espírito Santo age na formação desses valores no novo convertido?
O que é uma cosmovisão, como ela afeta a nossa fé e ações, e de que maneira podemos ter a nossa visão de mundo mudada pelo poder do Espírito.