Um dos maiores desafios a quem serve à obra de Deus é cuidar de se mesmo. Somos responsáveis por ser cuidadosos com nossa espiritualidade, finanças, família, e outros aspectos da nossa existência.
A Bíblia é o livro mais vendido do mundo. Entretanto, há pesquisas que revelam que a maioria dos cristãos não leram a Bíblia toda. Na maioria das vezes, é no culto que eles leem a Bíblia. Assim, a Escola Dominical é uma instituição estratégica para promover o estímulo da Leitura da Bíblia em toda a igreja.
A psicologia da aprendizagem e como os adultos aprendem são temas bem atuais que apresentam novos conceitos de aprendizagem. Por isso, discutiremos as principais características cognitivas da classe de adultos, as necessidades básicas dessa faixa-etária e como se dá o processo de aprendizagem.
A fé cristã permanece sendo relevante e necessária para a humanidade. Por isso, é importante explorarmos questões como: O que faz da fé cristã diferente das outras? Quais são os aspectos que a distinguem no tocante à aceitação ou rejeição por parte das pessoas que ouvem o Evangelho de Jesus Cristo? Por meio dessas questões podemos explicar a razão da nossa fé.
Quais são as principais características dos jovens na atualidade? Temos uma Escola Dominical que atenda às suas características e necessidades? O que os jovens esperam do ensino na ED e o que temos oferecido? Estas são as questões que vão nortear esse seminário. Há desafios e necessidades da juventude na atualidade que devem ser contemplados pela ED que eles esperam.
Mudanças sempre são desafiadoras, e Deus espera que estejamos abertos à experiências proporcionadas por Ele para o nosso crescimento. De que forma a história de Moisés pode nos servir de exemplo para ver como Deus pode nos transformar para a sua glória.
O currículo escolar consiste dos conteúdos, atividades e competências que são desenvolvidos ao longo de um curso. Em nosso contexto cristão, o Currículo de Escola Dominical para os adolescentes tem a finalidade de atender as necessidades de aprendizagem mais imediatas desta faixa etária a partir da compreensão do seu perfil comportamental e estilos de aprendizagem para aprender a Palavra de Deus.
O comportamento adolescente é marcado pela intensidade das emoções, questionamento das hierarquias, forte apego às amizades e relacionamento social complexo e variado. Nesse contexto, a indisciplina surge como um comportamento que apresenta muitas implicações. De que forma o professor da Escola Dominical deve lidar com essas alterações de comportamento?
Às vezes, a professora do ministério infantil pode se sentir como alguém cujo trabalho não é visto, reconhecido ou mesmo valorizado. E com isso ela pode ficar desanimada. A professora precisa tomar consciência de que o seu trabalho não é vão no Senhor e servir a Deus na Educação infantil é um privilégio.
Apresentar os métodos de ensino para a educação infantil que são usados no mundo acadêmico e transportar para a Escola Dominical os que mais se aproximam com a nossa realidade, não deixando de considerar que os nossos ensinamentos reverberarão para a eternidade. A Escola Dominical tem um propósito de formação espiritual e moral.
A Didática é uma ciência pedagógica que estuda os métodos e técnicas de ensino. É por meio dela que o professor consegue transmitir um determinado conteúdo e simplificá-lo para que o aluno aprenda de modo efetivo. No contexto da Escola Dominical, inclusive, nas classes de alunos surdos, professores precisam dominar a didática para que a Palavra de Deus chegue eficazmente ao coração dos alunos com essa deficiência.
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) trata-se da condição que uma pessoa pode manifestar desde o seu nascimento ou ao longo da vida. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.
A Terceira Idade é um segmento que tem se tornado um número
expressivo de nossa sociedade. Naturalmente, essa realidade também se reflete na Igreja. No trabalho de discipulado, temos o desafio de receber, acolher e integrar pessoas idosas que tiveram um encontro com Cristo. Por isso, a igreja local deve pensar um programa de discipulado para a terceira idade
Nosso desafio de alcançar os corações dos alunos deve considerar a abordagem evangelística de Jesus era por meio do diálogo, era vivencial, enquanto estava no caminho, e também contextualizada. A sensibilidade de Jesus com seus ouvintes o fazia falar a linguagem que eles entendiam.