Desenvolver argumentos sobre a importância e as ferramentas para a formação de discipuladores, bons educadores cristãos, que tenham o dom do ensino, assim como a dedicação em desenvolvê-lo para melhor serviço do Reino (cf. Rm 12.7).
A Bíblia não muda de acordo com o leitor, mas os métodos de ensino sim. Ensinamos a mesma Palavra de Deus para os neófitos e para os obreiros experientes; para idosos e para crianças; para diferentes povos, de diferentes línguas, tribos e nações, ou seja, diversas culturas. Por isso a necessidade de diferentes métodos, idiomas, costumes etc. Mas até que ponto podemos ir na adaptação/aplicação de sua mensagem?
O trabalho da Escola Dominical tem como uma de suas finalidades o auxílio na preservação da vida. Compreender os motivos que conduzem à depressão e como prevenir o suicídio são conhecimentos dos quais não podemos
O esgotamento emocional é uma realidade atualmente por uma série de motivos. Compreender essa condição na vida de quem ensina os adolescentes é fundamental para cuidarmos de quem cuida. Assim sendo, é importante pensar que medidas devem ser tomadas pelo professor para lidar com as suas emoções de modo que o seu trabalho na Escola Dominical não seja comprometido.
As letras das músicas precisam ser fáceis para que as crianças também louvem a Deus com a razão, já que elas podem ser capazes de entender o que estão cantando. As coreografias (gestos) ainda são fundamentais para os pequenos expressarem sua adoração também com os movimentos do corpo, pois elas aprendem enquanto adoram.
Uma criança pode não entender plenamente o significado da eternidade, mas pode ser preparada para ela. A transformação de que elas precisam começa na família, mas é reforçada e sistematizada na Escola Dominical.
A igreja é um espaço de relacionamento e desenvolvimento da fé cristã. É nesse espaço que os valores e princípios cristãos se manifestam não apenas do ponto de vista intelectual, mas, sobretudo, do prático por meio da boa recepção e do acolhimento aos recém-convertidos ou necessitados.
Diante de tantos desafios à educação cristã para grupos especiais, como podemos ministrar a Palavra de Deus de uma forma que esses consigam aprender e vivenciar o evangelho de Jesus em suas vidas.