GRUPO A - PASTORES E SUPERINTENDENTES
seminário 1
CUIDANDO DE SI MESMO ENQUANTO SERVE
CATHY ESKEW
Um dos maiores desafios a quem serve à obra de Deus é cuidar de se mesmo. Somos responsáveis por ser cuidadosos com nossa espiritualidade, finanças, família, e outros aspectos da nossa existência.
seminário 2
A ESCOLA DOMINICAL E O INCENTIVO À LEITURA DAS ESCRITURAS
ESEQUIAS SOARES
A Bíblia é o livro mais vendido do mundo. Entretanto, há pesquisas que revelam que a maioria dos cristãos não leram a Bíblia toda. Na maioria das vezes, é no culto que eles leem a Bíblia. Assim, a Escola Dominical é uma instituição estratégica para promover o estímulo da Leitura da Bíblia em toda a igreja.
GRUPO B - ADULTOS
seminário 1
A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM PARA A CLASSE DE ADULTOS
JAMIEL LOPES
A psicologia da aprendizagem e como os adultos aprendem são temas bem atuais que apresentam novos conceitos de aprendizagem. Por isso, discutiremos as principais características cognitivas da classe de adultos, as necessidades básicas dessa faixa-etária e como se dá o processo de aprendizagem.
seminário 2
EXPLICANDO A RAZÃO DA NOSSA FÉ
VALMIR NASCIMENTO
A fé cristã permanece sendo relevante e necessária para a humanidade. Por isso, é importante explorarmos questões como: O que faz da fé cristã diferente das outras? Quais são os aspectos que a distinguem no tocante à aceitação ou rejeição por parte das pessoas que ouvem o Evangelho de Jesus Cristo? Por meio dessas questões podemos explicar a razão da nossa fé.
GRUPO C - JOVENS
seminário 1
O QUE OS JOVENS ESPERAM DA ESCOLA DOMINICAL
MARCELO
OLIVEIRA
Quais são as principais características dos jovens na atualidade? Temos uma Escola Dominical que atenda às suas características e necessidades? O que os jovens esperam do ensino na ED e o que temos oferecido? Estas são as questões que vão nortear esse seminário. Há desafios e necessidades da juventude na atualidade que devem ser contemplados pela ED que eles esperam.
seminário 2
O EXEMPLO DE MOISÉS COMO CASE PARA A TRANSFORMAÇÃO
PESSOAL
SAMUEL PAGÁN
Mudanças sempre são desafiadoras, e Deus espera que estejamos abertos à experiências proporcionadas por Ele para o nosso crescimento. De que forma a história de Moisés pode nos servir de exemplo para ver como Deus pode nos transformar para a sua glória.
GRUPO D - ADOLESCENTES
seminário 1
OS BENEFÍCIOS DE UM CURRÍCULO DE ESCOLA DOMINICAL PARA
ADOLESCENTES
JOELSON LEMOS
O currículo escolar consiste dos conteúdos, atividades e competências que são desenvolvidos ao longo de um curso. Em nosso contexto cristão, o Currículo de Escola Dominical para os adolescentes tem a finalidade de atender as necessidades de aprendizagem mais imediatas desta faixa etária a partir da compreensão do seu perfil comportamental e estilos de aprendizagem para aprender a Palavra de Deus.
seminário 2
COMO LIDAR COM O COMPORTAMENTO DE ADOLESCENTES NA
ESCOLA DOMINICAL
JADER CRUZ
O comportamento adolescente é marcado pela intensidade das emoções, questionamento das hierarquias, forte apego às amizades e relacionamento social complexo e variado. Nesse contexto, a indisciplina surge como um comportamento que apresenta muitas implicações. De que forma o professor da Escola Dominical deve lidar com essas alterações de comportamento?
GRUPO E - INFANTIL
seminário 1
SERVINDO A DEUS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TELMA BUENO
Às vezes, a professora do ministério infantil pode se sentir como alguém cujo trabalho não é visto, reconhecido ou mesmo valorizado. E com isso ela pode ficar desanimada. A professora precisa tomar consciência de que o seu trabalho não é vão no Senhor e servir a Deus na Educação infantil é um privilégio.
seminário 2
MÉTODOS DE ENSINO PARA A CLASSE INFANTIL
JOANI BENTES
Apresentar os métodos de ensino para a educação infantil que são usados no mundo acadêmico e transportar para a Escola Dominical os que mais se aproximam com a nossa realidade, não deixando de considerar que os nossos ensinamentos reverberarão para a eternidade. A Escola Dominical tem um propósito de formação espiritual e moral.
GRUPO F - EDUCAÇÃO ESPECIAL
seminário 1
A DIDÁTICA NA CLASSE DE SURDOS
Siléia Chiquini
A Didática é uma ciência pedagógica que estuda os métodos e técnicas de ensino. É por meio dela que o professor consegue transmitir um determinado conteúdo e simplificá-lo para que o aluno aprenda de modo efetivo. No contexto da Escola Dominical, inclusive, nas classes de alunos surdos, professores precisam dominar a didática para que a Palavra de Deus chegue eficazmente ao coração dos alunos com essa deficiência.
seminário 2
O ALUNO DE ESCOLA DOMINICAL COM TDAH
VALQUIRIA SALINAS
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) trata-se da condição que uma pessoa pode manifestar desde o seu nascimento ou ao longo da vida. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.
GRUPO G - DISCIPULADO
seminário 1
DISCIPULANDO PESSOAS DA TERCEIRA IDADE
TELMA BUENO
A Terceira Idade é um segmento que tem se tornado um número
expressivo de nossa sociedade. Naturalmente, essa realidade também se reflete na Igreja. No trabalho de discipulado, temos o desafio de receber, acolher e integrar pessoas idosas que tiveram um encontro com Cristo. Por isso, a igreja local deve pensar um programa de discipulado para a terceira idade
seminário 2
APLICANDO A BÍBLIA AO CORAÇÃO DOS ALUNOS
MARCELO
OLIVEIRA
Nosso desafio de alcançar os corações dos alunos deve considerar a abordagem evangelística de Jesus era por meio do diálogo, era vivencial, enquanto estava no caminho, e também contextualizada. A sensibilidade de Jesus com seus ouvintes o fazia falar a linguagem que eles entendiam.
GRUPO A - PASTORES E SUPERINTENDENTES
SEMINÁRIO 3
O MINISTÉRIO DO ENSINO E A DIVERSIDADE CULTURAL
CLAITON
POMMERENING
Em nossas igrejas recebemos pessoas oriundas de diversas culturas, e essas culturas interagem em nossas salas de aulas. Como lidar com as diferenças culturais na sala de aula e trazer unidos os nossos alunos.
SEMINÁRIO 4
FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA CRISTÃ
DOUGLAS BAPTISTA
Os Fundamentos da Pedagogia Cristã têm como propósito formar discípulos de Jesus. Dessa forma, a Bíblia é o livro-texto que apresenta os conceitos, as doutrinas e os valores que permearão a vida do discípulo. A pessoa de Jesus é o exemplo vivo de tudo o quanto a Bíblia ensina, detentor do maior método pedagógico por excelência: ensinar as pessoas na vida delas por meio de histórias. Assim, quem aprende de Jesus e sua Palavra torna-se seu discípulo.
GRUPO B - ADULTOS
SEMINÁRIO 3
METODOLOGIAS DE ENSINO NA CLASSE DE ADULTOS
THIAGO
SANTOS
O que é um método? Como escolher os métodos para a classe de adultos? Qual a importância de se ter uma metodologia própria para adultos em nossos dias? São essas questões que serão apresentadas e discutidas neste seminário, bem como apresentar a importância de se utilizar novas metodologias na classe de adultos.
SEMINÁRIO 4
SINDROME DE BOURNOUT ENTRE ADULTOS
VALQUIRIA SALINAS
A síndrome de Bounout é conhecida como uma síndrome do esgotamento profissional, um distúrbio que pode afetar os adultos. Nesse sentido, e à luz da Palavra de Deus, até que ponto a síndrome de Bournut pode afetar os adultos no contexto da Escola Dominical?
GRUPO C - JOVENS
SEMINÁRIO 3
CAPACITANDO VOLUNTÁRIOS PARA A ESCOLA DOMINICAL
CATHY
ESKEW
A Escola Dominical é a agência cristã que reúne, talvez, o maior número de voluntários cristãos no serviço da Educação Cristã. Pensando nisso, é importante essa instituição prover um programa de capacitação com o propósito de formar e aperfeiçoar cada voluntário que desempenha uma função na Escola Dominical.
SEMINÁRIO 4
FÉ E RAZÃO NA CLASSE DE JOVENS PENTECOSTAIS
SAMUEL PAGÁN
Fé e Razão podem caminhar juntas? O que a Bíblia diz a respeito? Como pode a Fé e a Razão caminharem juntas entre os jovens pentecostais no contexto da Escola Dominical? Essas perguntas são muito relevantes aos jovens pentecostais frequentam as universidades.
GRUPO D - ADOLESCENTES
SEMINÁRIO 3
O PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL E OS CONFLITOS NAS FAMÍLIAS
DE ADOLESCENTES
VALQUIRIA SALINAS
O papel do professor da Escola Dominical é ensinar a Palavra de Deus. Entretanto, este não é o seu único papel. O seu chamado ao ensino consiste também de influenciar seus alunos por meio da mentoria, aconselhamento e, sempre que possível, mediação de conflitos.
SEMINÁRIO 4
PAIS E SEUS FILHOS ADOLESCENTES NA ESCOLA DOMINICAL
JOELSON LEMOS
O trabalho da Escola Dominical tem como uma de suas finalidades integrar a família ao ensino da Bíblia. Logo, é preciso destacar a relevância do ensinamento bíblico, bem como da formação do caráter cristão para o relacionamento entre pais e filhos.
GRUPO E - INFANTIL
SEMINÁRIO 3
ENSINANDO TEOLOGIA NO MINISTÉRIO INFANTIL
ANITA OYAIZU
A teologia, como uma sistematização das doutrinas bíblicas, pode ser ensinada de uma maneira que as crianças desde cedo aprendam e possam vivenciar.
SEMINÁRIO 4
ENSINO OBSOLETO X ENSINO INOVADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TELMA BUENO
Uma escola inovadora é aquela que, além de olhar para a capacidade de memorização ou raciocínio lógico do aluno, também se preocupa com outras capacidades, como habilidades sociais, comportamentais e emocionais, proporcionando um desenvolvimento completo para os estudantes.
GRUPO F - EDUCAÇÃO ESPECIAL
SEMINÁRIO 3
O ALUNO DE ESCOLA DOMINICAL COM AUTISMO
JAMIEL LOPES
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de uma alteração no neurodesenvolvimento humano, caracterizado pela dificuldade na comunicação e interação social, bem como por comportamentos repetitivos ou de interesses restritos. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.
SEMINÁRIO 4
SINDROME DE DOWN E HIPERATIVIDADE
NOEMI PAGÁN
A Síndrome de Down e a hiperatividade vem ganhando espaço nos estudos voltados para a educação, e esses estudos podem facilitar o ensino da Palavra de Deus para os portadores dessas síndromes.
GRUPO G - DISCIPULADO
SEMINÁRIO 3
MUDANDO VALORES E COMPORTAMENTO NO DISCIPULANDO
ELIENAI CABRAL
Como imitadores de Cristo, aprendemos muito com o seu modelo de discipulado. Além do testemunho, o que mais cabe ao discipulador fazer para mudar valores e comportamentos do discípulo? Qual o papel do discipulador na mudança de valores e comportamento do novo convertido? Como o Espírito Santo age na formação desses valores no novo convertido?
SEMINÁRIO 4
COSMOVISÃO MOLDADA PELO ESPÍRITO
VALMIR NASCIMENTO
O que é uma cosmovisão, como ela afeta a nossa fé e ações, e de que maneira podemos ter a nossa visão de mundo mudada pelo poder do Espírito.
1. CUIDANDO DE SI MESMO ENQUANTO SERVE
Um dos maiores desafios a quem serve à obra de Deus é cuidar de se mesmo. Somos responsáveis por ser cuidadosos com nossa espiritualidade, finanças, família, e outros aspectos da nossa existência.
Cathy Eskew – EUA
…
2. A ESCOLA DOMINICAL E O INCENTIVO À LEITURA DAS ESCRITURAS
A Bíblia é o livro mais vendido do mundo. Entretanto, há pesquisas que revelam que a maioria dos cristãos não leram a Bíblia toda. Na maioria das vezes, é no culto que eles leem a Bíblia. Assim, a Escola Dominical é uma instituição estratégica para promover o estímulo da Leitura da Bíblia em toda a igreja.
Pr. Esequias Soares – RJ
…
3. O MINISTÉRIO DO ENSINO E A DIVERSIDADE CULTURAL
Em nossas igrejas recebemos pessoas oriundas de diversas culturas, e essas culturas interagem em nossas salas de aulas. Como lidar com as diferenças culturais na sala de aula e trazer unidos os nossos alunos.
Pr. Eliezer Moraes – SC
…
4. FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA CRISTÃ
Os Fundamentos da Pedagogia Cristã têm como propósito formar discípulos de Jesus. Dessa forma, a Bíblia é o livro-texto que apresenta os conceitos, as doutrinas e os valores que permearão a vida do discípulo. A pessoa de Jesus é o exemplo vivo de tudo o quanto a Bíblia ensina, detentor do maior método pedagógico por excelência: ensinar as pessoas na vida delas por meio de histórias. Assim, quem aprende de Jesus e sua Palavra torna-se seu discípulo.
Pr. Douglas Baptista –
1. A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM PARA A CLASSE DE ADULTOS
Objetivos
- Mostrar o que é psicologia da aprendizagem e como os adultos aprendem.
- Apresentar os novos conceitos de aprendizagem.
Discutir as principais características cognitivas da classe de adultos, as necessidades básicas dessa faixa-etária e como se dá o processo de aprendizagem.
Pr. Jamiel Lopes – SP
…
2. EXPLICANDO A RAZÃO DA NOSSA FÉ
Objetivo
- Mostrar que a fé cristã permanece sendo relevante e necessária para a humanidade.
O que faz da fé cristã diferente das outras? Quais são os aspectos que a distinguem no tocante à aceitação ou rejeição por parte das pessoas que ouvem o Evangelho de Jesus Cristo?
Profº. Thiago Santos – RJ
…
3. METODOLOGIAS DE ENSINO NA CLASSE DE ADULTOS
Objetivo
- Mostrar a importância de se utilizar novas metodologias.
O que é um método? Como escolher os métodos para a classe de adultos? Qual a importância de se ter uma metodologia própria para adultos em nossos dias? São essas questões que serão apresentadas e discutidas neste seminário.
Pr. Eliezer Morais – SC
…
4. SINDROME DE BOURNOUT ENTRE ADULTOS
A síndrome de bounout é conhecida como uma síndrome do esgotamento profissional, um distúrbio que pode afetar os adultos. Nesse sentido, e à luz da Palavra de Deus, até que ponto a síndrome de Bournut pode afetar os adultos no contexto da Escola Dominical?
Pr. Eliezer Morais – SC
1. O QUE OS JOVENS ESPERAM DA ESCOLA DOMINICAL
Objetivos
- Mostrar os desafios e as necessidades da juventude na atualidade e a ED que eles esperam.
Quais são as principais características dos jovens na atualidade? Temos uma Escola Dominical que atenda às suas características e necessidades? O que os jovens esperam do ensino na ED e o que temos oferecido? Estas são as questões que vão nortear esse seminário. Elas serão debatidas e respondidas pelo palestrante.
Pr. Jamiel Lopes – SP
…
2. O EXEMPLO DE MOISÉS COMO CASE PARA A TRANSFORMAÇÃO PESSOAL
Mudanças sempre são desafiadoras, e Deus espera que estejamos abertos à experiências proporcionadas por Ele para o nosso crescimento. De que forma a história de Moisés pode nos servir de exemplo para ver como Deus pode nos transformar para a sua glória.
Profº. Thiago Santos – RJ
…
3. COSMOVISÃO MOLDADA PELO ESPÍRITO
O que é uma cosmovisão, como ela afeta a nossa fé e ações, e de que maneira podemos ter a nossa visão de mundo mudada pelo poder do Espírito.
Pr. Eliezer Morais – SC
…
4. FÉ E RAZÃO NA CLASSE DE JOVENS PENTECOSTAIS
Fé e Razão podem caminhar juntas? O que a Bíblia diz a respeito? Como pode a Fé e a Razão caminharem juntas entre os jovens pentecostais no contexto da Escola Dominical? Essas perguntas são muito relevantes aos jovens pentecostais frequentam as universidades.
Pr. Eliezer Morais – SC
1. OS BENEFÍCIOS DE UM CURRÍCULO DE ESCOLA DOMINICAL PARA ADOLESCENTES
O currículo escolar consiste dos conteúdos, atividades e competências que são desenvolvidos ao longo de um curso. Em nosso contexto cristão, o Currículo de Escola Dominical para os adolescentes tem a finalidade de atender as necessidades de aprendizagem mais imediatas desta faixa etária a partir da compreensão do seu perfil comportamental e estilos de aprendizagem para aprender a Palavra de Deus.
Pr. Jamiel Lopes – SP
…
2. INDISCIPLINA NA CLASSE DE ADOLESCENTES – COMO TRATAR
O comportamento adolescente é marcado pela intensidade das emoções, questionamento das hierarquias, forte apego às amizades e relacionamento social complexo e variado. Nesse contexto, a indisciplina surge como um comportamento que apresenta muitas implicações. De que forma o professor da Escola Dominical deve lidar com essas alterações de comportamento?
Profº. Thiago Santos – RJ
…
3. O PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL E OS CONFLITOS NAS FAMÍLIAS DE ADOLESCENTES
O papel do professor da Escola Dominical é ensinar a Palavra de Deus. Entretanto, este não é o seu único papel. O seu chamado ao ensino consiste também de influenciar seus alunos por meio da mentoria, aconselhamento e, sempre que possível, mediação de conflitos.
Pr. Eliezer Morais – SC
…
4. PAIS E SEUS FILHOS ADOLESCENTES NA ESCOLA DOMINICAL
O trabalho da Escola Dominical tem como uma de suas finalidades integrar a família ao ensino da Bíblia. Logo, é preciso destacar a relevância do ensinamento bíblico, bem como da formação do caráter cristão para o relacionamento entre pais e filhos.
Pr. Eliezer Morais – SC
5. DEPRESSÃO E SUICÍDIO ENTRE ADOLESCENTES
O trabalho da Escola Dominical tem como uma de suas finalidades o auxílio na preservação da vida. Compreender os motivos que conduzem à depressão e como prevenir o suicídio são conhecimentos dos quais não podemos
Pr. Jamiel Lopes – SP
…
6. INDISCIPLINA NA CLASSE DE ADOLESCENTES – COMO TRATAR
O esgotamento emocional é uma realidade atualmente por uma série de motivos. Compreender essa condição na vida de quem ensina os adolescentes é fundamental para cuidarmos de quem cuida. Assim sendo, é importante pensar que medidas devem ser tomadas pelo professor para lidar com as suas emoções de modo que o seu trabalho na Escola Dominical não seja comprometido.
Profº. Thiago Santos – RJ
1. SERVINDO A DEUS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Às vezes, a professora do ministério infantil pode se sentir como alguém cujo trabalho não é visto, reconhecido ou mesmo valorizado. E com isso ela pode ficar desanimada. A professora precisa tomar consciência de que o seu trabalho não é vão no Senhor e servir a Deus na Educação infantil é um privilégio.
Pr. Jamiel Lopes – SP
…
2. MÉTODOS DE ENSINO PARA A CLASSE INFANTIL
Apresentar os métodos de ensino para a educação infantil que são usados no mundo acadêmico e transportar para a Escola Dominical os que mais se aproximam com a nossa realidade, não deixando de considerar que os nossos ensinamentos reverberarão para a eternidade. A Escola Dominical tem um propósito de formação espiritual e moral.
Profº. Thiago Santos – RJ
…
3. ENSINANDO TEOLOGIA NO MINISTÉRIO INFANTIL
A teologia, como uma sistematização das doutrinas bíblicas, pode ser ensinada de uma maneira que as crianças desde cedo aprendam e possam vivenciar.
Pr. Eliezer Morais – SC
…
4. ENSINO OBSOLETO X ENSINO INOVADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Uma escola inovadora é aquela que, além de olhar para a capacidade de memorização ou raciocínio lógico do aluno, também se preocupa com outras capacidades, como habilidades sociais, comportamentais e emocionais, proporcionando um desenvolvimento completo para os estudantes.
Pr. Eliezer Morais – SC
1. COMO CONDUZIR UMA ADORAÇÃO COM CRIANÇAS
As letras das músicas precisam ser fáceis para que as crianças também louvem a Deus com a razão, já que elas podem ser capazes de entender o que estão cantando. As coreografias (gestos) ainda são fundamentais para os pequenos expressarem sua adoração também com os movimentos do corpo, pois elas aprendem enquanto adoram.
Pr. Jamiel Lopes – SP
…
2. TRANSFORMANDO CRIANÇAS PARA A ETERNIDADE
Uma criança pode não entender plenamente o significado da eternidade, mas pode ser preparada para ela. A transformação de que elas precisam, começa na família, mas é reforçada e sistematizada na Escola Dominical.
Profº. Thiago Santos – RJ
…
3. ENSINANDO TEOLOGIA NO MINISTÉRIO INFANTIL
A teologia, como uma sistematização das doutrinas bíblicas, pode ser ensinada de uma maneira que as crianças desde cedo aprendam e possam vivenciar.
Pr. Eliezer Morais – SC
1. A DIDÁTICA NA CLASSE DE SURDOS
A Didática é uma ciência pedagógica que estuda os métodos e técnicas de ensino. É por meio dela que o professor consegue transmitir um determinado conteúdo e simplificá-lo para que o aluno aprenda de modo efetivo. No contexto da Escola Dominical, inclusive, nas classes de alunos surdos, professores precisam dominar a didática para que a Palavra de Deus chegue eficazmente ao coração dos alunos com essa deficiência.
Pr. Jamiel Lopes – SP
…
2. O ALUNO DE ESCOLA DOMINICAL COM TDAH
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) trata-se da condição que uma pessoa pode manifestar desde o seu nascimento ou ao longo da vida. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.
Profº. Thiago Santos – RJ
…
3. O ALUNO DE ESCOLA DOMINICAL COM AUTISMO
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de uma alteração no neurodesenvolvimento humano, caracterizado pela dificuldade na comunicação e interação social, bem como por comportamentos repetitivos ou de interesses restritos. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.
Pr. Eliezer Morais – SC
…
4. SINDROME DE DOWN E HIPERATIVIDADE
A Síndrome de Down e a hiperatividade vem ganhando espaço nos estudos voltados para a educação, e esses estudos podem facilitar o ensino da Palavra de Deus para os portadores dessas síndromes.
Pr. Eliezer Morais – SC
5. TORNANDO A IGREJA UM AMBIENTE ACOLHEDOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDs)
A igreja é um espaço de relacionamento e desenvolvimento da fé cristã. É nesse espaço que os valores e princípios cristãos se manifestam não apenas do ponto de vista intelectual, mas, sobretudo, do prático por meio da boa recepção e do acolhimento aos recém-convertidos ou necessitados.
Pr. Jamiel Lopes – SP
…
6. MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS A PESSOAS COM DIVERSIDADE FUNCIONAL
Diante de tantos desafios à educação cristã para grupos especiais, como podemos ministrar a Palavra de Deus de uma forma que esses consigam aprender e vivenciar o evangelho de Jesus em suas vidas.
Noemi Pagan – EUA
SEMINÁRIO 3
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS PARA DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES NA ESCOLA DOMINICAL
Os recursos humanos correspondem à parte fundamental na mediação entre conhecimento e aluno. Já os recursos físicos ou materiais constituem ao suprimento necessário para que o professor tenha condições de oferecer uma aula de alta qualidade.
Pr. Jamiel Lopes – SP
…
SEMINÁRIO 4
COMO REALIZAR O PLANEJAMENTO ANUAL E TRIMESTRAL ESTRATÉGICO NA ESCOLA DOMINICAL
O planejamento é um ato indispensável no contexto educacional da escola dominical. Quando bem elaborado, resulta em avanços significativos no desenvolvimento da aprendizagem e compreensão dos conteúdos bíblicos. Quanto mais dinâmico e estratégico for o planejamento, melhor será o desempenho dos professores na realização das atividades pedagógicas.
Profº. Thiago Santos – RJ
…
WORKSHOP 2
1. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA DOMINICAL
O trabalho inclusivo no espaço da Escola Dominical deve ser capaz de alcançar aqueles que a sociedade exclui. Para tanto, o professor deve se capacitar com os métodos didáticos necessários para oferecer o conhecimento bíblico a todas as pessoas sem qualquer distinção.
Pr. Eliezer Morais – SC
1. OS BENEFÍCIOS DE UM CURRÍCULO DE ESCOLA DOMINICAL PARA ADOLESCENTES
O currículo escolar consiste dos conteúdos, atividades e competências que são desenvolvidos ao longo de um curso. Em nosso contexto cristão, o Currículo de Escola Dominical para os adolescentes tem a finalidade de atender as necessidades de aprendizagem mais imediatas desta faixa etária a partir da compreensão do seu perfil comportamental e estilos de aprendizagem para aprender a Palavra de Deus.
Pr. Jamiel Lopes – SP
…
2. INDISCIPLINA NA CLASSE DE ADOLESCENTES – COMO TRATAR
O comportamento adolescente é marcado pela intensidade das emoções, questionamento das hierarquias, forte apego às amizades e relacionamento social complexo e variado. Nesse contexto, a indisciplina surge como um comportamento que apresenta muitas implicações. De que forma o professor da Escola Dominical deve lidar com essas alterações de comportamento?
Profº. Thiago Santos – RJ
…
3. O PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL E OS CONFLITOS NAS FAMÍLIAS DE ADOLESCENTES
O papel do professor da Escola Dominical é ensinar a Palavra de Deus. Entretanto, este não é o seu único papel. O seu chamado ao ensino consiste também de influenciar seus alunos por meio da mentoria, aconselhamento e, sempre que possível, mediação de conflitos.
Pr. Eliezer Morais – SC
…
4. PAIS E SEUS FILHOS ADOLESCENTES NA ESCOLA DOMINICAL
O trabalho da Escola Dominical tem como uma de suas finalidades integrar a família ao ensino da Bíblia. Logo, é preciso destacar a relevância do ensinamento bíblico, bem como da formação do caráter cristão para o relacionamento entre pais e filhos.
Pr. Eliezer Morais – SC
5. DEPRESSÃO E SUICÍDIO ENTRE ADOLESCENTES
O trabalho da Escola Dominical tem como uma de suas finalidades o auxílio na preservação da vida. Compreender os motivos que conduzem à depressão e como prevenir o suicídio são conhecimentos dos quais não podemos
Pr. Jamiel Lopes – SP
…
6. INDISCIPLINA NA CLASSE DE ADOLESCENTES – COMO TRATAR
O esgotamento emocional é uma realidade atualmente por uma série de motivos. Compreender essa condição na vida de quem ensina os adolescentes é fundamental para cuidarmos de quem cuida. Assim sendo, é importante pensar que medidas devem ser tomadas pelo professor para lidar com as suas emoções de modo que o seu trabalho na Escola Dominical não seja comprometido.
Profº. Thiago Santos – RJ
1. SERVINDO A DEUS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Às vezes, a professora do ministério infantil pode se sentir como alguém cujo trabalho não é visto, reconhecido ou mesmo valorizado. E com isso ela pode ficar desanimada. A professora precisa tomar consciência de que o seu trabalho não é vão no Senhor e servir a Deus na Educação infantil é um privilégio.
Pr. Jamiel Lopes – SP
…
2. MÉTODOS DE ENSINO PARA A CLASSE INFANTIL
Apresentar os métodos de ensino para a educação infantil que são usados no mundo acadêmico e transportar para a Escola Dominical os que mais se aproximam com a nossa realidade, não deixando de considerar que os nossos ensinamentos reverberarão para a eternidade. A Escola Dominical tem um propósito de formação espiritual e moral.
Profº. Thiago Santos – RJ
…
3. ENSINANDO TEOLOGIA NO MINISTÉRIO INFANTIL
A teologia, como uma sistematização das doutrinas bíblicas, pode ser ensinada de uma maneira que as crianças desde cedo aprendam e possam vivenciar.
Pr. Eliezer Morais – SC
…
4. ENSINO OBSOLETO X ENSINO INOVADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Uma escola inovadora é aquela que, além de olhar para a capacidade de memorização ou raciocínio lógico do aluno, também se preocupa com outras capacidades, como habilidades sociais, comportamentais e emocionais, proporcionando um desenvolvimento completo para os estudantes.
Pr. Eliezer Morais – SC
1. COMO CONDUZIR UMA ADORAÇÃO COM CRIANÇAS
As letras das músicas precisam ser fáceis para que as crianças também louvem a Deus com a razão, já que elas podem ser capazes de entender o que estão cantando. As coreografias (gestos) ainda são fundamentais para os pequenos expressarem sua adoração também com os movimentos do corpo, pois elas aprendem enquanto adoram.
Pr. Jamiel Lopes – SP
…
2. TRANSFORMANDO CRIANÇAS PARA A ETERNIDADE
Uma criança pode não entender plenamente o significado da eternidade, mas pode ser preparada para ela. A transformação de que elas precisam, começa na família, mas é reforçada e sistematizada na Escola Dominical.
Profº. Thiago Santos – RJ
…
3. ENSINANDO TEOLOGIA NO MINISTÉRIO INFANTIL
A teologia, como uma sistematização das doutrinas bíblicas, pode ser ensinada de uma maneira que as crianças desde cedo aprendam e possam vivenciar.
Pr. Eliezer Morais – SC
1. A DIDÁTICA NA CLASSE DE SURDOS
A Didática é uma ciência pedagógica que estuda os métodos e técnicas de ensino. É por meio dela que o professor consegue transmitir um determinado conteúdo e simplificá-lo para que o aluno aprenda de modo efetivo. No contexto da Escola Dominical, inclusive, nas classes de alunos surdos, professores precisam dominar a didática para que a Palavra de Deus chegue eficazmente ao coração dos alunos com essa deficiência.
Pr. Jamiel Lopes – SP
…
2. O ALUNO DE ESCOLA DOMINICAL COM TDAH
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) trata-se da condição que uma pessoa pode manifestar desde o seu nascimento ou ao longo da vida. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.
Profº. Thiago Santos – RJ
…
3. O ALUNO DE ESCOLA DOMINICAL COM AUTISMO
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de uma alteração no neurodesenvolvimento humano, caracterizado pela dificuldade na comunicação e interação social, bem como por comportamentos repetitivos ou de interesses restritos. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.
Pr. Eliezer Morais – SC
…
4. SINDROME DE DOWN E HIPERATIVIDADE
A Síndrome de Down e a hiperatividade vem ganhando espaço nos estudos voltados para a educação, e esses estudos podem facilitar o ensino da Palavra de Deus para os portadores dessas síndromes.
Pr. Eliezer Morais – SC
5. TORNANDO A IGREJA UM AMBIENTE ACOLHEDOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDs)
A igreja é um espaço de relacionamento e desenvolvimento da fé cristã. É nesse espaço que os valores e princípios cristãos se manifestam não apenas do ponto de vista intelectual, mas, sobretudo, do prático por meio da boa recepção e do acolhimento aos recém-convertidos ou necessitados.
Pr. Jamiel Lopes – SP
…
6. MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS A PESSOAS COM DIVERSIDADE FUNCIONAL
Diante de tantos desafios à educação cristã para grupos especiais, como podemos ministrar a Palavra de Deus de uma forma que esses consigam aprender e vivenciar o evangelho de Jesus em suas vidas.
Noemi Pagan – EUA